noticia
23/02/2011 - 21h39 - Atualizado em 23/02/2011 - 22h51
ADM SITE - ()
TAMANHO DA FONTE A- A+
BLOG DO BRUNO conta história da emancipação política da cidade de Banzaê-Ba (1ª PARTE)
Dia 24 de Fevereiro (Quinta-Feira) Banzaê completará seu 22º Aniversário de Emancipação Política.

Em uma série de matérias o BLOG do BRUNO conta a história da emancipação política da cidade de Banzaê. Fantástico o nível da pesquisa e os conteúdos reunidos. Parabéns ao redator/pesquisador e ao município de Banzaê que completa mais um aniversário. Confira!     

 

Fonte: Pesquisado por Bruno Matos Cezar -Por http://www.banzaebahia.blogspot.com/

 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: SEJA BEM VINDO

 
 Árvore Ecológica feita com Garrafa Pet
na Ornamentação de Fim de Ano 2010 na Sede 

 
Nessa semana de comemoração aos 22 Anos de Emancipação Política de Banzaê, convido você a saber um pouco da história de BANZAÊ visitando este portal, aqui você vai saber sobre nossa gente, nossa cultura, nosso esporte, nossa política, nossa raça, nossa econômia, nosso setor industrial, nossa vegetação, hidrografia, topografia e clima, nossas festas populares, nossos pratos típicos, nossas famílias, nossa educação, nossa localização, características e distâncias, nossos povoados e comunidades, nossa econômia agrícola e pecuária, nossas entidades, nosso meio de comunicação e internet e nossos artistas e claro, sobre um pouco da passagem de Lampião e Maria Bonita em terras banzaêenses.
 

 

Paisagem rochosa da Comunidade Retiro, Um dos lugares mais lindos de Banzaê

Você poderá visitar e participar também, das Redes Sociais BANZAÊ - LUGAR BOM DE SE VIVER, são elas, o FLICRK, o ORKUT, o FACEBOOK, o TWITTER e o YOU Tube, elas foram criadas para para divulgarmos ainda mais nossa querida e hospitaleira Banzaê, um forte abraço para os visitantes, Bruno Matos Cezar.
 
 

Veja as Fotos de Banzaê no FLICRK

www.flickr.com/photos/lugarbomdeseviver/


Seja no Amigo (a) no ORKUT
 


Seja nosso Amigo (a) no FACEBOOK



Siga a Banzaê no TWITTER


Vídeos de Banzaê no YOU TUBE

www.youtube.com/user/banzaebahia24?feature=mhum
 

 
No FLICRK e no ORKUT, você poderá ver diversas fotos de nossa querida Banzaê, no próximo dia 24 de Fevereiro (Quinta-Feira), vamos comemorar juntos a passagem do 22º Aniversário de Emancipação Política de nosso Município.
 
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: GRUPO DE PIFANO DO BOQUEIRÃO

 
 
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: DECRETO DE EMANCIPAÇÃO E PESSOAS QUE LUTARAM

 
Antiga Avenida Emancipação
na Sede do Município

Tudo começou em 1984 quando o povo do ainda Distrito de Banzaê que pertencia a Ribeira do Pombal e alguns membros da política pombalense e do estado começaram a fazer movimento em pro da Emancipação, na época entrou na briga com o povoado de Banzaê, o Distrito de Mirandela que também fazia parte do território pombalense, em 23 de Novembro de 1984 várias pessoas de Banzaê estiveram na redação do Jornal Tribuna Regional de Souza para declarar que não aceitavam de hipótese alguma que Banzaê deixasse de ser município para ser a Mirandela, a alegação do povo de Banzaê na época, é que o distrito tinha o melhor centro comercial do entre os povoados do município de Ribeira do Pombal, tinha vários Clubes Sociais, tinha Campo de Futebol e Iluminação pública em 90% do território, tinha água encanada, Posto do Correio, Pavimentação e Praça.

O distrito de Mirandela em nome do seu líder maior Edval Calasans, justificava que por lá tinha também Pavimentação, Iluminação Pública, Posto dos Correios além de Cartório de Registro e Posto de Saúde, mais devido as terras mirandelenses também na época serem disputadas pelos índios Kiriri, a situação ficava complicada para que a Mirandela viesse a ser cidade.

Em 1985 a Comissão de Divisão Territorial da Assembleia Legislativa da Bahia em nome do Deputado Estadual na época Roberto Cunha, aprovou primeiro que a Mirandela viesse a ser município desmembrado de Ribeira do Pombal, sendo que a Sede do novo município deveria ser em Banzaê, mais como o projeto não foi para frente, o Deputado apresentou um novo projeto colocando como novo município da Bahia, o distrito de Banzaê que fazia parte do território pombalense, na época dessa notícia o distrito de Banzaê estava se preparando para comemorar os festejos da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, notícia essa que só fez aumentar e muito a alegria do povo nas ruas, no mesmo período Edval Calasans convocou lideres de 10 povoados no distrito de Mirandela, a reunião era para saber se os lideres comunitários e suas comunidades eram a favor ou contra do plebiscito para Banzaê se torna município, ou se eles eram a favor da Mirandela, segundo Edval compareceram mais de 200 pessoas que aclamavam ser contra o plebiscito, o vereador de Ribeira do Pombal na época João de Alfredo, também estava presente como representante de Mirandela.

Entre os anos de 1986 à 1988 aconteceram vários movimentos pro parte da população banzaêenses a favor de Banzaê e da população mirandelense a favor da Mirandela, em conversa com a moradora Zélia daqui de Banzaê, ela disse a este blog que um dia saiu com as colegas para visitar os povoados ao redor de Banzaê e chegando na Mirandela , Edval Calasans mandou parar o carro procurando saber o que elas estavam fazendo e deu uma ordem de prisão para as mesmas.

Com passar do tempo, Banzaê se tornava mais ainda favorito a ser novo município baiano, foi ai que entrou em campo um verdadeiro time de pessoas influentes na política pombalense, banzaêense e estadual na luta, podemos destacar o empenho do prefeito de Ribeira do Pombal na época Nilson Brito, de José Américo Passos da Conceição filho do ex. prefeito de Pombal Pedro Rodrigues, do Juiz Dr. Fernando, do Diretor do Jornal Tribuna Regional Souza, do Deputado Estadual Roberto Cunha, os Deputados Federais José Lourenço e João Bacelar, Luciano Simões Deputado Estadual, Zé Grilo e dos moradores ilustres de Banzaê Zé de Alta, Atenor, Mundinho e seu pai Né, Artur, Nezinho, Júlia Ferreira, Reinaldo do R-Som, Décio, João Pela, Tereza Bitencourt, Raimudno e seu pai Edgar, Itamar, Joel, Tonho de Cilene, Dernival, Diogenilson, Armando de Biú, Augusto de Maria, Zé Chiquinho, Joaquim Camilo, Zé do Bar, Dezinho, Dermir, Celso de Cilira, Gerson do Relógio, Viano e tantos outras pessoas que torceram e até mesmo contribuíram para realização da primeira festa em comemoração ao novo município em 08 de Janeiro de 1989, devemos destacar também a força do ex. vereadores Zezi, do atual vereador Edson Brito, além de Edval Calasans que mesmo sendo a favor de Mirandela, mesmo tendo mandado prender as garotas do Banzaê e mesmo tendo jogado arreia nos carros de Banzaê quando estavam comemorando a aprovação da emancipação, mesmo com tudo isso, Edval acabou reconhecendo que Banzaê tinha muito mais chances de se torna município do que Mirandela, com isso entrou na briga e na luta a favor da emancipação, talvez tenha sido isso seu principal destaque para ser escolhido pelo povo como primeiro prefeito do novo município da Bahia.

Depois de tantos anos de luta, o decreto de Emancipação veio ser aprovado mesmo em 24/02/1989 o então Governador da Bahia na época Waldir Pires, encaminhou para publicação no Diário Oficial do Estado a Emancipação Política do novo município Banzaê, até então, pertencente ao Município de Ribeira do Pombal, foi emancipado politicamente conforme a Lei 4.845, publicado no Diário oficial de 25 de Fevereiro de 1989, sendo o primeiro prefeito da cidade o Sr. Edval Calasans de Macedo que só aderiu ao movimento quando as chances de Mirandela acabou.
 
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: OS PRIMEIROS PASSOS

 

 
Foto da Antiga Praça Nossa Senhora da Conceição na Sede

SEGUNDO A HISTÓRIA, Banzaê (Sede) começou a ser povoada por volta de 1910. O pequeno vilarejo Banzaê, originado de viajantes e mercadores que saíam do estado de Sergipe com destinos as cidades do sertão baiano acabavam descansando-se a beira de uma árvore chamada Pau – Ferro, originando-se ali em 1910 uma feira por nome Feira do Pau abastecendo para abastecer com seus produtos os moradores das redondezas.

Os primeiros moradores o Srº Ricardo Ferreira um tropeiro mercador com seus familiares e o Srº Vicente Gouveia um escravo alforriado e um iraniano por nome Zé Banzaê que residia na Fazenda Lagoa de Dentro que fica a 2 Km de distância decidem morar naquela localidade e assim formando o pequeno vilarejo.

Em 1910, em baixo de uma árvore de pau-de-rato, próximo de uma serra, surgiu uma feira que ficou conhecida como Feira do Pau.

Nessa feira reuniram pessoas dos povoados de Tamburil, Mirandela, e fazendas da região para a comercialização de produtos, a famosa Feira do Pau foi relembrada na 1ª Edição do Projeto Sexta na Praça em abril do ano passado.

Essa árvore, era grande e velha, tinha galhos com pontas de pau que cresciam horizontalmente e onde se colocavam sacolas e mercadorias para o típico comércio.

A pequena feira foi crescendo, e se expandindo, nesse comércio, se encontravam produtos de primeira necessidade como, por exemplo, o açúcar, o querosene, o sal, o charque, a farinha e o feijão, todos representados também na 1ª Edição do Projeto Sexta na Praça em abril do ano passado.


Com o crescimento e maior movimentação da referida feira o Sr. Ricardo Ferreira construiu a primeira Casa em Banzaê. Era casado e tinham grande número de filhos entre eles: Inácia Ferreira e Enéia Ferreira.


Ao que parece, o dono da primeira Bodega que se tornou o primeiro morado do futuro Município, era um iraniano, então conhecido como “Zé Banzaê”, em seguida outras Bodegas foram construídas como, a do Sr. Arnaldo e do Sr. Vicente Gouveia. A primeira Padaria foi construída por Ana Dona Rita Alves de Oliveira.

Por volta de 1918 a 1920, foi construída uma Capela pelos próprios moradores e o primeiro padre a frequentá-la foi o Padre Isidoro, homem conservador e rígido, que celebrava as missas para a população.


 

Pedra Furada

 

Lagoa da Baixa



Nossa Hidrografia

Em Banzaê destaca-se a Bacia Hidrográfica de Itapiocuru e os seguintes riachos: Riacho Baixa do Tubarão, Riacho do Camamum, Riacho Maçacará e Riacho Ribeira. Dispõe dos seguintes lagos: Lagoa de Dentro, Lagoa do Batico, Lagoa Grande, Lagoa do Retiro, Lagoa do Camboata e Lagoa Nambi e perfuração de cinco poços artesiano.


Nossa Topografia


Banzaê se encontra cercado por serras, destacando-se a Serra da Cangalha na área indígena, onde é explorado a areia colorida que é muito usada pelos turistas para decoração. Outra serra que merece destaque é a da Pedra Furada, situada a cerca de 4 km da sede (Banzaê).

Outras serras de destaque são, a Serra do Cipó, a Serra doPiauí, a Serra dos Picos, a Serra dos Guigós e o Alto do Santo Cruzeiro.


Nossa Vegetação


A vegetação predominante é a Caatinga, Cerrado e Floresta estacional. Encontramos também o campo que é formado por vegetação rasteira.

Existem árvores distorcidas, frondosas bem próximas uma das outras como o Cedro e o Tamburil, destaque-se os cajueiros, mangueiras, pinheiros, umbuzeiros, acerola, laranja, banana.


Nosso Clima

O tipo de clima é o semi-árido, com temperatura média anual de 25°C; máxima de 29,5 °C; e a mínima de 20, 5°C, com período chuvoso de maio a julho e alto risco de seca por estar totalmente o polígono da seca.

 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: Nossa Cultura e Nosso Esporte

 
Foto da Quadrilha Pisada Forte (Sede) em 2010

Foto do Banzaê Futebol Clube
no Estádio Municipal

Na Cultura, podemos dizer que diversas são as representações de manifestações culturais em Banzaê, a começar pelo Artesanato dos povos Brancos e Indígena , o Ritual do Toré Indígena, Literatura de Cordel, o Reisado, Samba de Roda, Quadrilhas Juninas, Teatro, Músicas e Comidas Típicas, Samba de Crioulo, tudo isso representa a cultura de Banzaê e tudo isso se faz durante todo o ano.

Para as atividades desportivas existem no Município seis quadras de esportes municipais, sendo 3 na Sede, uma no Povoado Campo do Brito, uma no Povoado Salgado e outra no Povoado Indígena Mirandela, conta ainda com o Estádio Municipal na Sede e vários Campos de Futebol nos Povoados e Comunidades.

Durante o ano são realizados vários eventos e campeonatos esportivos na Sede, Povoados e Comunidades, nas mais diversas modalidades e em todas as categorias: adulto, infantil, mirim, masculino e feminino, Jogos Escolares, Futsal e Futebol de Campo.

 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: Nossa Econômia

 

Na foto a Avenida Emancipação
Principal Centro Econômico da Sede


Postos de gasolina (Sede)

Bares (Sede e povoados)

Lanchonetes (Sede e povoados)

Restaurantes (Sede e povoados)

Pizzarias (Sede e povoados)

Pousada (Sede)

Supermercados de grande e pequeno porte (Sede e povoados)

Lojas de roupas e calçados (Sede e povoados)

Lojas de material de construção (Sede e povoados)

Feira livre (Sede e Povoado Campo do Brito)

Frigoríficos e Abatedouros (Sede e povoados)

Lan Hauses (Sede e povoados)

Consultório Odontológico (Sede)

Sorveteria (Sede e povoados)

Salão de Beleza (Sede e povoados)

Trailler (Sede e povoados)

Video Game (Sede e povoados)

Serralheria (Sede e povoados)

Funerária (Sede e povoados)

Laboratório de Exames (Sede)

Oficinas (Sede e povoados)

Lojas de Peças (Sede)

Eletronicas (Sede e povoados)

Farmácias (Sede e povoados)

Olarias (Sede e povoados)

Loja de Brinquedos e Utilidades (Sede e povoados)

Loja de Celular (Sede)

Marcenaria (Sede e povoados)


Na Sede tem as seguintes instituições: Banco do Brasil, Casa Lotérica - Caixa , Correios - Bradesco, Embasa, Ebal, Telemar S/A (posto), Coelba, Cartório, Associação Comunitária, Sindicato dos Servidores Público (SISMUB), Sindicato dos Trabalhadores Rural e Associação Comercial e Industrial de Banzaê (ACIB), em todos os Povoados e Comunidades tem Associação Comunitária.
 
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: PREFEITOS E VICE

 
Foto do 1° Poder Executivo e Legislativo
 

Antes de começarmos nosso relato, vamos falar de um fato importante, ou seja, a primeira ATA feita na Câmara de Vereadores na Posse do primeiro prefeito, vice-prefeito e primeiros vereadores de Banzaê, foi redigida pela atual Prefeita Jailma Dantas Gama Alves.

Desde a Emancipação Política, Banzaê teve 03 Administradores, sendo dois homens Seu Divá e Zé Leal (Prefeito duas vezes) e uma mulher Jailma Dantas Gama Alves que esta em seu terceiro mandato, já Vice-prefeito, Banzaê teve quatro, sendo Têca que esta em seu segundo mandato como Vice, Cicinho ( Vice por duas vezes) e Rico e Hamilton Viana que forma vice uma única vez, veja a lista abaixo em ordem de mandato.

 
1° EXECUTIVO DE 1990 à 1992

EDVAL CALASANS DE MACÊDO (SEU DIVÁ)
PREFEITO

WINDSON DANTAS DE SOUZA (CICINHO)VICE-PREFEITO



2° EXECUTIVO DE 1993 à 1996

JOSÉ RIBEIRO DE MORAES (ZÉ LEAL)
PREFEITO

HAMILTON DANTAS VIANAVICE-PREFEITO



3° EXECUTIVO DE 1997 à 2000

JAILMA DANTAS GAMA ALVES
PREFEITA

WINDSON DANTAS DE SOUZA (CICINHO)
VICE-PREFEITO


4° EXECUTIVO DE 2001 à 2004


5° EXECUTIVO DE 2005 à 2008

JAILMA DANTAS GAMA ALVES
PREFEITA

JOSÉ WILSON PERREIRA DE SOUZA (TÊCA)
VICE-PREFEITO


ATUAL 6° EXECUTIVO (ATÉ 2012)
JOSÉ RIBEIRO DE MORAES (ZÉ LEAL)
PREFEITO

ERIVALDO CARDOSO CALAZANS (RICO)
VICE-PREFEITO


JAILMA DANTAS GAMA ALVES
PREFEITA

JOSÉ WILSON PERREIRA DE SOUZA (TÊCA)
VICE-PREFEITO
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: Legislaturas

 




1ª LEGISLATURA DE 1990 à 1992

JOSÉ WILSON PERREIRA DE SOUZA (TÊCA)
EDSON PASSOS BRITO
JOSÉ RIBEIRO DE MORAES (ZÉ LEAL)
JOSÉ FERREIRA PEIXINH0 (ZÉ PEIXINHO)
JOAQUIM SEBASTIÃO DE SOUZA (BASTÚ)
JOSÉ DANTAS NOBRE (ZÉ LOURINHO)
DEMÉTRIO FERREIRA NETO (NETINHO DA CACHAÇA)
JOÃO CARLOS ALMEIDA (JOÃO VELHO)
HAMILTON DANTAS VIANA

NESSA LEGISLATURA ASSUMIU COMO 1° SUPLENTE POR UM CERTO PERÍODO JOSÉ OLIMPIO DANTAS (ZEZITO, PAI DE CICINHO), E FORAM PRESIDENTES DA CÂMARA ZÉ LEAL E HAMILTON VIANA.
 
 

 
 
Foto antiga dos primeiros passos da Sede do município
Ela foi tirada da Serra que fica localizada a Caixa D'água
2ª LEGISLATURA DE 1993 à 1996

EDSON PASSOS BRITO
JOSÉ WILSON PERREIRA DE SOUZA
JOSÉ ALMEIDA MIRANDA (ZEZI)
SEBASTIÃO BITENCOURT (TIÃO DA LOJA)
ADAILTON SOUZA DO NASCIMENTO (NININHO DO SALGADO)
JOÃO CARLOS ALMEIDA (JOÃO VELHO)
ANTONILDA GAMA
JOSÉ ALVES DOS SANTOS (GERVÁSIO)
DEMÉTRIO FERREIRA NETO (NETINHO DA CACHAÇA)

NESSA LEGISLATURA ASSUMIU COMO 1° SUPLENTE POR UM PERÍODO ODENILTON BITENCOURT DA SILVA (DENILTON DO MERCADO) E FORAM PRESIDENTES DA CASA, TIÃO DA LOJA E ZEZI.


3ª LEGISLATURA DE 1997 à 2000


JOSÉ WILSON PERREIRA DE SOUZA
JOSÉ ALMEIDA MIRANDA (ZEZI)
JACKSON CARDOSO
JOÃO CARLOS ALMEIDA (JOÃO VELHO)
JOSÉ FERREIRA PEIXINHO (ZÉ PEIXINHO)
JOSÉ ALVES DOS SANTOS (GERVÁSIO)
JOÃO SOUZA DO NASCIMENTO (JOÃOZINHO)
HAMILTON DANTAS VIANA
JOSIMAR MOREIRA NOBRE (DODE)


NESSA LEGISLATURA ASSUMIU COMO 1° SUPLENTE POR UM PERÍODO EDSON BRITO E FORAM PRESIDENTES DA CASA, HAMILTON VIANA E ZÉ PEIXINHO.

 

4ª LEGISLATURA DE 2000 à 2004

JOSÉ WILSON PERREIRA DE SOUZA
EDSON PASSOS BRITO
JOSÉ ALMEIDA MIRANDA (ZEZI)
PAULO SÉRGIO GONÇALVES DE SOUZA
NIVALDO ALVES PINHO (ÌRARA)
JOSÉ FERREIRA PEIXINHO (ZÉ PEIXINHO)
JOSÉ ALVES DOS SANTOS (GERVÁSIO)
SEBASTIÃO PEREIRA BITENCOURT (TIÃO DA LOJA)
HAMILTON DANTAS VIANA

NESSA LEGISLATURA ASSUMIU COMO 1° SUPLENTE POR UM PERÍODO DEMÉTRIO FERREIRA NETO (NETINHO) E FORAM PRESIDENTES DA CASA, ZÉ PEIXINHO E PAULO SÉRGIO.


5ª LEGISLATURA DE 2004 à 2008

WILSON MACÊDO DOS SANTOS
EDSON PASSOS BRITO
JOSÉ ALMEIDA MIRANDA (ZEZI)
GILMAR ALVES DOS SANTOS (GALEGO CORINTHIANO)
NIVALDO ALVES PINHO (ÌRARA)
GENIVALDO PEIXINHO
GILSON OLIVEIRA GAMA (GILSON DO CAMAMUM)
ALEX ROCHA BITENCOURT
HAMILTON DANTAS VIANA

 

 
NESSA LEGISLATURA NINGUÉM ASSUMIU COMO 1° SUPLENTE, E FOI PRESIDENTE OS QUATRO ANOS, EDSON BRITO.

 

 
ATUAL 6ª LEGISLATURA
 
 
 
 
 
 
EDSON PASSOS BRITO
WASHINGTON APARECIDO F. MIRANDA (CIDO DE ZEZI)
GILMAR ALVES DOS SANTOS (GALEGO CORINTHIANO)
NIVALDO ALVES PINHO (ÌRARA)
ZÉ PEIXINHO
GILSON OLIVEIRA GAMA (GILSON DO CAMAMUM)
ADRIANO DE SOUZA
JOÃO SOUZA DO NASCIMENTO (JOÃOZINHO)
JOSÉ VANDERLEI CHAVES BITENCOURT

 
 
O PRESIDENTE CONTINUA SENDO EDSON BRITO,
ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2012.
 
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: Internet

 
Foto da Praça Nossa Senhora da Conceição na Sede
Onde o INFOCENTRO esta localizado
 

Foi em 1997 que a Internet chegou ao município quando foi implantada na Prefeitura Municipal, porém a população só veio ter um maior acesso a esse mundo em Novembro de 2006 quando numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado foi instalado na Sede do município o Centro de Cidadania Digital - INFOCENTRO, um espaço com 10 computadores interligado a Internet para ser utilizado por qualquer cidadão, de qualquer idade, antes do INFOCENTRO, poucas eram as pessoas do município que tinham acesso a Internet, mais depois dele o mundo da internet se expandiu entre os povos banzaêenses, depois do INFOCENTRO, já foram instaladas duas Lan Hause na Sede, e outras nos Povoados Tamburil, Queimada Grande e Campo do Brito, além de um TeleCentro no Centro Educacional Edval Calazans na Sede e um Centro Digital no Salgado.

Com a chegada em massa da Internet a população começou a pesquisar mais e a visitar mais sites de relacionamentos como o fenômeno ORKUT, a maior rede de relacionamento da internet mundial, hoje os banzaêenses também estão fazendo parte das Redes Sociais, FACEBOOK, TWITTER e FLICRK, além dos BLOGS.


Em nosso município existe seis portais incluindo nosso Blog:


O portal oficial da Prefeitura Municipal www.banzae.ba.gov.br;
Blog do Bruno www.brunobanzae.blogspot.com  de Bruno Matos Cezar;
Blog Notícias do Monte www.montenius.blogspot.com de Josivan Ribeiro;
Bahia Notícias banzaenoticias.br30.com , que também é Jornal impresso semanal do Pastor Valdemir Santos;
O portal do Selo Unicef informeselo.blogspot.com.


No Orkut são várias as Comunidades relacionadas a Banzaê como a Comunidade Banzaê - Lugar Bom de Se Viver, temos comunidades que fazem homenagem as tradicionais Festas "Arraiá do Banza e Festa de Dezembro da Sede", as comunidades que fazem referencia ao município, as comunidades que fazem homenagem aos povoados banzaêenses e a diversas pessoas.
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: Nossos artistas

 

Patrick, Zil e Zica


Eulalio Neto na Sede
Xodó Fixação na Sede
Patrick Veloso na Sede
Forró Chamego Bom no Monte
Forró Corpo Suado na Queimada Grande
Forró Camisa Molhada no Baixão
Willian Seresteiro na Sede
Zilmar Mix na Sede
Raul Zica na Sede
Zé do Carmo na Marcação
Osmar na Gitirana
Bandas de Pífanos no
Boqueirão (Nossa Senhora das Candeias),
Engenho Velho, Araça e Marcação Indígena
 
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: Tradicionais Festas

 


As Tradicionais Festas Religiosas e de Rua do município
de Janeiro a Dezembro


06/01 - Senhor do Bom fim Povoado Queimada Grande
20/01 - São Sebastião no Povoado Tamburil
02/02 - Nossa Senhora das Candeias no Povoado Boqueirão
11/02 - Nossa Senhora de Lourdes na Fazenda Baixão
13/06 - Santo Antônio Povoado Campo do Brito
29/06 - São Pedro na Sede
03/08 - Nossa Senhora Rainha dos Anjos no Salgado
10/09 - Nossa Senhora do Montesserrato no Monte
29/09 - Nossa Senhora das Graças no Palmares
29/11 - Festas Religiosas nas Aldeias Kiriri
08/12 - Nossa Senhora da Conceição na Sede


E ainda tem as Tradicionais Festas das Comunidades Engenho Velho (Pedra Furada), Camarão, Gitirana, Pau Branco, Terra da Lua, Maria Preta e Queimadinha.
 

22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BANZAÊ: Nossos Índios

 

Eles também vem fazendo parte de nossa história, estamos falando dos índios Kirirí que vamos falar um pouco.

Os índios da tribo Kiriri ocupam uma área de 12.320 hectares, localizada em nosso município, são aproximadamente 2.500 índios subdivididos em 7 (sete) comunidades indígenas: (Mirandela)Sacão, Cacimba Seca, Canta-Galo, Lagoa Grande, Baixa da Cangalha, Marcação e Picos. Esses são os núcleos tradicionais. Cada comunidade tem um conselheiro para ajudar o cacique na organização e aconselhar os índios quando for necessário. Além do pajé e o Chefe de Posto da FUNAI. Eles vivem basicamente da roça, da pesca e da agricultura através do plantio do milho, feijão, mandioca, melancia, abóbora, quiabo e da colheita da castanha. No artesanato destacam-se os trabalhos com a cerâmica a fibra e o cipó.

 
Segundo os índios mais velhos o nome Kirirí tem seu significado relacionado a uma árvore KIRI, muito comum nas matas indígenas.http://www.indiosonline.org.br/
<







Seu email:
Sua Senha:
Não sou Cadastrado

Newsletter E-mail:
Assinar Remover

 

PUBLICIDADE

 

Ver Agenda completa


nenhum registro encontrado

 

CLIMA


 

OFERECIMENTO
 
NOTICIAS AGENDA HUMOR DOWNLOADS ENTREVISTAS GALERIA MENSAGENS CLASSIFICADOS

© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados

Desde Setembro de 2010